Cultive suas amizades

em sábado, 2 de agosto de 2008

Em todo o tempo ama o amigo
e para a hora da angústia nasce o irmão.
Bíblia Sagrada - provérbio 17.17

Fazer amigos é fundamental para a vida da mulher, existem amigos que com o tempo começam até a fazer parte de nossa família. Amizade é algo prazeroso, um bom papo, alguém que nos entenda e que podemos confiar é realmente um presente de Deus. Infelizmente hoje em dia está um pouco mais difícil termos amigos verdadeiros, isto por causa da inversão na escala de valores de nossa sociedade, sabemos que o dinheiro tem sido mais valorizado do que uma amizade fiel. É bem verdade que esta realidade tem dificultado as pessoas a confiarem uma nas outras, mas nunca devemos desistir de ter amigos verdadeiros em nossas vidas.
É importante valorizar e cultivar nossas amizades, descobri que relacionamentos que não são cultivados morrem, como uma plantinha sem água, isto acontece até em casamentos onde há um laço de compromisso forte, imagine em uma amizade.
Existem três esferas de relacionamento no caso da amizade, primeiro está aquele amigo que é apenas um conhecido, ele não sabe muita coisa da vida da gente mas não deixa de fazer parte dela, pode ser o vizinho, o colega de trabalho, da escola, da igreja, pessoas em que nos relacionamos profissionalmente. Depois vem o amigo mais íntimo, aquele que agente sempre convida para o aniversário das crianças, o casamento da filha mas não está sempre dentro de nossa casa e por último aquele amigo que é mais chegado que um irmão, que agente pode contar em todas as horas. Todos os níveis são importantes e devem ser cultivados.
Infelizmente já deixe morrer muitas amizades que hoje tenho saudades, com o tempo descobri que fui negligente em meus relacionamentos e comecei a valorizar mais o meu círculo de contatos. Não estou falando de network, uma rede de amizades que você constrói e cultiva por interesses profissionais, dos quais os amigos do primeiro nível pode até fazer parte, este tipo de relacionamento também é importante, mas estou falando no círculo de amigos que você mantém por necessitar de companhias prazerosas para você e sua família.


DICAS PARA CULTIVAR AMIGOS


Lembre-se de datas importantes
.
Costumamos fazer lista de amigos apenas quando vamos dá uma festa, entretanto, te incentivo a fazer uma lista de todas as pessoas que você conhece identificando o nível de intimidade. Este é o primeiro passo para o cultivo, procure descobrir o aniversário de cada uma delas e anote na sua agenda os aniversariantes do dia. Os que estão no primeiro nivel vale uma ligação para lembrar da data especial, os do segundo podem ganhar um abraço e até mesmo uma visita e os mais chegado um presente mesmo que seja algo bem simples.

Faça uma visita

Procure também a cada quinze dias visitar um amigo de sua lista, está é um prática muito importante, seus amigos vão se sentir lembrados e amados, use a criatividade, leve um pote de sorvete para você comerem juntos, seu DVD preferido para mostrar a ele ou apenas vá bater papo.
Sempre que puder faça uma recepção em sua casa e convide-os, gosto de realizar cultos em meu lar e sempre chamo meus amigos mais chegados, é uma delícia, sou abençoada e ainda abençoou as pessoas que fazem parte de minha história.

Tenha uma palavra de esperança para

E o mais importante, esteja ao lado de seus amigos nas horas da dor, horas difíceis em que descobrimos as pessoas que realmente nos valorizam. Vá no hospital visitar quem está doente, não deixe de ir no velório de alguém especial do seu amigo e procure ter sempre uma palavra de vitória e esperança para aqueles que fazem parte de sua existência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo