Tempo com seus filhos

em quarta-feira, 6 de agosto de 2008


Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
Provérbios 22.6 - Bíblia Sagrada


É muito difícil ter que afirmar que muitas mães não vêem seus filhos crescerem, estão correndo atrás de tantas coisas, saem de manhã e deixam a criança dormindo e voltam tarde da noite quando ela já está dormindo novamente. Algumas até no final de semana estão atarefadas com seus compromissos profissionais e sociais e o tempo vai passando e seus filhos vão ficando verdadeiramente em último lugar. O pior de tudo isto é que elas responsabilizam a outros a tarefa de educá-los, pensam que educar é dá comida, casa, escola e brinquedos e se assustam quando percebem que tem dentro de casa uma pessoa rebelde. Conheço casos de pais que trabalharam muito para construir um patrimônio para seus filhos e esqueceram de ensiná-los a viver e logo que seus descendentes assumiram as empresas tiveram a grande decepção de vê-los destruir o trabalho de uma vida inteira em poucos anos, eram rebeldes, indisciplinados e briguentos.

A VIDA DA MULHER É FEITA DE FASES

Contudo sei que a mulher tem várias aspirações na vida, e uma delas é crescer profissionalmente, não estou afirmando que o fato de você ter filho terá que abandonar seus projetos pra criá-lo, estou dizendo que aquelas que têm filhos terá que renunciar uma vida muito agitada para passar tempo com suas crianças. Parece ruim quando falo isso, mas entenda, a vida da mulher é feita de fases, haverá a fase em que as criança são pequeninas e precisam de cuidado maior, entretanto, chegará também o tempo em que elas estarão maiores e serão mais independentes até chegar a fase que serão adultas e vão te ajudar.
Te incentivo hoje a avaliar o seu relacionamento com seus filhos, se durante a semana você trabalha e estuda o final de semana é fundamental dá atenção a eles, brincar, conversar, dá risadas, fala das coisas importantes da vida, orar juntos, enfim fazer coisas que vão marcar sua infância para sempre.

SE INTERESSE PELA VIDA DE SEUS FILHOS

Quando estiver no trabalho ligue para eles todos os dias, diga que os amam, não esqueça de dizer, é importante falar, para que suas palavras fiquem marcadas em seus corações, fale a eles elogios e sempre esteja motivando-os. Diga-os que mesmo longe está pensando neles, evite chamar sua atenção por telefone, espere chegar em casa para conversar. Fique atenta na disciplina, não permita que a vida deles seja vivida de qualquer maneira, gerencie o seu dia-a-dia, estabeleça tarefa para que não cresçam sem responsabilidades, dê atenção a eles quando ligarem para o seu trabalho. No final de semana olhe seus cadernos, pergunte o que estão aprendendo na escola.
Conheço mulheres que para compensar sua falta de tempo com as crianças deixam elas fazerem tudo o que querem, isto é um perigo, você corre o risco de ter adultos sem limites e possessivos, que quando recebem um não dos outros ou da vida se transformam em pessoas agressivas e marginais e as coisas pioram quando você resolve educa-los depois de adultos, daí surgem muitos conflitos, mágoas e dores. Fuja dessa realidade, invista agora em seus filhos para colher no futuro adultos que serão um orgulho para você.

Comece hoje mesmo a ter uma postura diferente, seja mais presente, se interesse mais pelas coisas deles e não deixe de atribuir a eles responsabilidade, para que aprendam a ser adultos produtivos. E não se esqueça! o compromisso de educar sua próxima geração é seu.

Um comentário:

  1. Oi Shirley!
    Muito bom o que você escreveu...
    Eu ia ficar só o tempo da licença-maternidade,mas vi que meu filho precisava mais de mim que o meu emprego,então larguei tudo pra cuidar dele.
    Cada fase da vida é especial e precisamos estar do lado pra eles não seguirem os conselhos desse mundo tão violento.
    Beijos!

    ResponderExcluir



Topo