Você sabe trabalhar em equipe?

em sábado, 13 de setembro de 2008


















Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.
.
Mateus 12.25 - bíblia sagrada
.
.Com certeza todas nós vamos responder que sim! Não é mesmo?, Entretanto, sabemos que trabalhar em equipe não é algo fácil, muitas vezes acabamos fazendo o trabalho contrário, isto é, causamos divisão no grupo, impedimos o bom andamento das tarefas e o que é pior denegrimos a imagem de nossa equipe diante da empresa, contudo, nem percebemos que somos nós mesmas a causa de tudo isso.


A auto avaliação é importante na vida profissional, a mulher deve estar em constante mudança, deve buscar sempre se tornar cada vez melhor nesta área de sua vida. Então, vamos verificar algumas atitudes que nós mesmas fazemos e que impede nossa equipe de ser um sucesso, lógico que será preciso um pouco de coragem para admitirmos que o erro pode estar em nós.
..
.
SUA ATITUDE É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DE SUA EQUIPE



Para trabalhar em equipe não basta apenas competência, a maior dificuldade está na área dos relacionamentos, conheço mulheres extremamente competentes, entretanto, ao participarem de um grupo de trabalho tem duas reações: se não são as líderes começam um trabalho de sabotagem da equipe para que tudo dê errado e que todos vejam que o atual líder é incompetente e que ela seria a melhor opção, o resultado final é total divisão do grupo, conseqüentemente essa equipe não consegue produzir praticamente nada, fica o tempo todo competindo entre si. Esse tipo de comportamento é muito comum nas empresas e tem levado grupos inteiros a perca de total credibilidade e até demissão.


A outra opção é quando a mulher competente é líder, contudo ela começa a exigir em excesso dos outros componentes, passa a ser muito crítica, não dá valor ao que as outras pessoas fazem, não sabe dizer obrigado e muito menos tecer um elogio, ela pensa sempre assim: “se eu tivesse feito essa tarefa teria saído perfeita”. Esse tipo de liderança causa um desânimo total na equipe que acaba produzindo muito pouco.
.
VOCÊ! A MOTIVADORA DE SUA EQUIPE
.


Começar a mudança de atitude pode ser o seu primeiro passo para o sucesso do seu grupo, entender que na equipe sempre haverá pessoas com deficiência, com dificuldade de produtividade e com baixa motivação é um pensamento sábio, porém, você poderá ser a motivadora dessas pessoas, pare de criticar, de focalizar os erros e busque uma maneira de incentivar e ajudar no que for possível, seja uma mulher solidária, que todos possam olhar para você e saber que é uma mulher disposta a ajudar, a colaborar a incentivar mesmo que seu nome não esteja no topo da lista. Existem mulheres que nunca tem essa atitude quando são apenas componentes de uma equipe, entretanto, quando se tornam líderes querem o apoio de todos. Mulher apóie os projetos do seu líder, para que um dia, quando chegar sua oportunidade, você encontre pessoas que possam te apoiar também.


Outra atitude é respeitar as autoridades, esta ação traz produtividade para suas tarefas, pessoas que perdem tempo avaliando seus coordenadores, estão fazendo algo que não compete a elas e acabam ganhando a antipatia daqueles que estão ali justamente para ajudá-los.


E por último, quando for orar, exponha diante de Deus as pessoas de sua equipe, conte para ele a dificuldade de cada um, para ele você pode!. Não se esqueça que foi Deus quem te colocou nesta posição e neste grupo, então, peça a ajuda do Senhor para que haja união na sua equipe, peça também para Deus lhe mostrar todas as atitudes que você pode tomar para tornar sua equipe forte e produtiva. E não se esqueça que quando você fala mal de seu grupo está desmerecendo o seu próprio trabalho. Valorize sua equipe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo