Seja uma Educadora de Jesus

em domingo, 1 de novembro de 2009


Eduque a criança no caminho em que deve andar,
e até o fim da vida não se desviará dele.

Provérbrio 22.6 - Bíblia Sagrada



Descobrir qual é a sua posição no Reino de Deus é fundamental para que você possa ser produtiva e agradar ao coração do Senhor Jesus e, no final da sua vida, ouvir da boca Dele estas palavras: “Serva boa e fiel, entra para o gozo do seu Senhor”.

Deus nunca nos separa para fazer algo que odiamos. Claro que para fazermos a obra do Senhor temos de ter alguns sacrifícios, somente o fato de deixarmos de fazer as tarefas que são do nosso interesse para nos ocuparmos com os interesses que estão no coração do Senhor já é uma tremenda renúncia. Você já reparou que o dia fica pequeno para tratarmos de todas as coisas que precisamos para nós e nossa família? Com certeza sempre temos que abrir mão de algumas delas para trabalharmos para o Senhor, começando pelo nosso tempo.

Contudo, fazer as coisas para o Jesus é muito prazeroso, às vezes poucas horas antes de irmos para a igreja realizar o nosso compromisso sentimos-nos até oprimidas, como se algo quisesse nos impedir de ir, mas quando chegamos lá e nos envolvemos no trabalho do Senhor, sentimos uma alegria incomparável. Quantas vezes, no dia de fazer uma visita, acordava mal e passava o dia inteiro numa luta tremenda, mas quando a visita acabava e víamos Deus nos usando e fazendo uma grande obra, ficávamos muito alegres e toda aquela pressão sumia.


SEJA UMA EDUCADORA CRISTÃ DE CRIANÇAS


Quero compartilhar com você, hoje, sobre uma posição muito importante no Reino que eu já ocupei e que tenho muitas saudades: a posição de Educadora de Crianças.

Cuidar das crianças na igreja é uma tarefa que exige muito compromisso e seriedade, as crianças, como nós adultos, sofrem pressões, passam por fases difíceis, se sentem sós e rejeitadas e chegam à igreja, muitas vezes, com as almas despedaçadas.

Entretanto, somente uma mulher sensível ao mundo espiritual pode perceber que aquela criança precisa de ajuda e, às vezes, as mais rebeldes estão clamando por socorro.


AS CRIANÇAS DEVEM CONHECER A JESUS DO JEITO DELAS



Para ser professora de criança você precisa gostar de lidar com elas. Não adianta você querer ocupar essa função quando não consegue entender que ficar parada por muito tempo representa um sacrifício enorme para uma criança, ao menos que ela esteja doente.

Com certeza, Jesus quer se apresentar a elas do jeito delas, com muitas brincadeiras, estórias, pinturas, teatros e conversas. De uma forma bem dinâmica, as coisas fluem para o coração da criança. Contudo, vejo que muitas professoras têm desprezado a oração e ministração quando estão fazendo trabalhos infantis nas salas de aulas ou mesmo nos cultinhos das igrejas.


TENHA UMA VISÃO ESPIRITUAL SOBRE A VIDA DE CADA CRIANÇA


Assim como o pai e a mãe estão sendo ministrados lá no culto dos adultos, aquelas crianças após brincarem e conhecerem as coisas de Deus deve receber uma oração sobre a sua vida, para serem libertas e abençoadas.

Sim! Muitas crianças precisam de libertação, o fato de ela não conseguir falar o que está sentindo não significa que elas também não são alvos de ataque do inimigo.

Já vi caso de crianças possuídas até por legiões de Demônios, como? Através dos desenhos satânicos ou violentos que os pais as deixam assistir, palavras dos próprios pais lançando maldições sobre a vida da criança na hora da raiva, demônios que atuam na vida dos pais e que começam, também, a atuarem na vida dos filhos e muitas outras situações que causam opressão ou possessão demoníaca na vida de uma criança.

Também já vi crianças cheias do Espírito Santo, crianças que falam em línguas... Certa vez, vi uma ir lá pegar na mão de seu pai e levá-lo até ao altar para receber uma oração.

MINISTRE NA VIDA DAS CRIANÇAS



Você viu o quanto é sério o assunto? Então, você que está atuando ou que quer começar a atuar nesta área, deve orar e se revesti para que possa ser usada para ministrar nas vidas das Crianças e não somente as entreter para que não incomode nos cultos dos adultos. Não! De forma alguma, esse não é o objetivo do Senhor Jesus, o objetivo é plantar no coração delas a Palavra da Vida e ministrar sobre elas, trazendo curas e libertação.

Não deixe que as crianças saiam da igreja sem receberem, também, algo de Deus. Imponha as mãos sobre elas e profetize a vitória na vida delas e nas vidas de seus pais e irmãos. Repreenda toda astúcia do inimigo contra a vida da criança porque como professora você tem a autoridade delegada pelo Senhor para impedir toda ação de Satanás nas vidas destas crianças.


Veja que algumas crianças vão rejeitar totalmente a sua oração e, quando colocamos a mão na cabeça delas, elas a empurram e fazem caretas. Essas são crianças que não recebem oração de seus pais, não têm uma atmosfera espiritual em casa e, às vezes, são até filhos de líderes da igreja. Contudo, fale com autoridade, diga para ela “brincamos o bastante, agora é hora de você receber uma oração e tenha certeza de que você não vai sair daqui antes recebê-la”. Lembro-me que todas as vezes que falava com elas assim, com seriedade, elas me obedeciam e até ficavam em filas.

Quando dava aulas aos domingos para as crianças, tinha uma lista com o nome de todas elas e estava sempre as apresentando para o Senhor, pedindo por elas e por suas famílias. Pedia, também, para que o Espírito Santo me desse discernimento para perceber quando uma criança estava precisando de ajuda.


VOCÊ PODE SER USADA POR DEUS PARA
ETRUTURAR O DEPARTAMENTO INFANTIL DE SUA IGREJA



Existem igrejas que têm um departamento infantil bem-estruturado, com salinhas de aulas divididas por faixa etária e um bom material didático. Há também ministérios que investem na formação dos seus professores e motivam as crianças a participarem ativamente na igreja. Outros, infelizmente, ainda não têm essa visão ou não têm os recursos necessários... Mas não importa qual seja o tipo de desafio que você tem à frente, se Deus colocou no seu coração para trabalhar com as crianças, comece! Ore ao Senhor, faça uma lista das coisas que você precisa e mãos à obra! Você vai ver que Jesus está nesse negócio.

Um comentário:

  1. A Paz gostei muito das suas dicas. Senti como se estivesse a escrever para mim. Comecei a trabalhar com criancas não tinha nocão de como é desafiante. Por isso peco dicas de actividades q posso fazer com e para elas. De momento além de orar, fazer leitura e tentar explicar, depois desenhar, dou lanchinho.Mas sempre fico com sensacao de q posso fazer mais e ñ sei onde comecar.

    ResponderExcluir



Topo