O dia do DESCANSO, dia de PLANEJAR!

em quinta-feira, 28 de março de 2013





 Melhor é uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito.

Bíblia Sagrada Eclesiastes 4.6

Mulher de Deus eu quero trazer para a sua vida uma estratégia de vitória que me trouxe um potencial maior para a minha produtividade diária.

Ser uma mulher de sucesso e realizar todos os meus projetos era algo que me motivava bastante.

Contudo, apesar da motivação do meu coração e de empenhar todas as minha energias  nas tarefas diárias o resultado era  muito baixo, na verdade no final da semana o que restava era um cansaço imenso e desânimo por não ver acontecer os meus objetivos.
Então pude descobrir que só motivação e energia não eram o bastante para que eu alcançasse sucesso em minha vida, precisava de algo mais.

Já era uma rotina chegar na igreja no domingo dobrar o meu joelho e perguntar: por que Senhor minha vida têm que ser assim? Houve um tempo que já estava cansada de escrever as tarefas da semana no meu caderninho e não consegui-las por em pratica, já estava cansada de planejar e vê os meus planos darem em nada, a sensação que eu tinha era que vivia a vida empurrando com a barriga e isso era muito frustrante pra mim.


DEUS  TEM UMA SAÍDA



Sonhava em ser uma mulher bem sucedida, admirada e me tornar um referencial de sucesso para outras mulheres,  sonhava em ser uma administradora de excelência, administrando o meu tempo, o meu corpo, os meus relacionamentos, minha vida financeira...ah como eu desejava! Ser essa mulher organizada, mas a minha realidade era outra bem diferente, tudo dava muito certo até eu tirar os pés da cama de manhã, quantas vezes fui me deitar fazendo tantos planos para o dia seguinte e com tanta convicção que eles iriam se concretizar, pensava comigo mesma é só eu fazer assim, bom o “é só” foi a minha pedra de tropeço, era tão fácil mas eu simplesmente não conseguia.

Quando comecei a perguntar ao Senhor o por que? Não via nenhuma resposta,  então percebi que o meu “por que” não era na verdade uma vontade de descobrir uma estratégia para fazer as coisas funcionarem, o meu “por que” era apenas um desabafo. Por que se faço tudo certo? Por que se me esforço tanto? Por que se sou obediente ao Senhor? Por que?...por que?. E na verdade quando desabafamos com um amigo como o Senhor o máximo que Ele pode fazer é nos consolar não é mesmo?

Então enxuguei  as minhas lágrimas, sai da posição de coitadinha mesmo porque não estava dando muito certo, e resolvi aprender com Deus, foi então que ele começou a me revelar:

Você faz muito, mas o resultado é muito pouco.


PARE DE SER UMA MULHER BARATA TONTA


Assim pude entender porque  Deus é conhecido como o “Senhor dos Exércitos”?, pelo fato Dele ser um estrategista, o planejamento pode fazer a diferença em nossos resultados. A poderosa palavra de Deus diz.

 Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade. Pv. 21.5

O Senhor começou a me falar da importância do planejamento, não aqueles planos que fazia antes de pegar no sono que eram mais fantasias do que planos, nas quais imaginava que tudo era muito fácil.

O Senhor me falava de planejar com sabedoria e então pode perceber que sozinha não seria capaz disso, você já pensou porque nas grandes empresas fazem reuniões? Sim várias pessoas param tudo que estão fazendo para sentarem e planejarem as coisas, foi então que Deus novamente me falou:

Afinal, antes de entrar numa batalha, é preciso planejar bem, e, quando há muitos conselheiros, é mais fácil vencer. Provérbios  24.6

Então tive uma descoberta magnífica:

 Jamais iria conseguir fazer um planejamento de sucesso  sozinha, precisava de alguém que tivesse outra ótica, uma visão mais ampla, uma maneira diferente da minha de vê as coisas.

Percebi também que essa batalha da qual o Senhor fala é a batalha da semana que você têm que enfrentar.

Com esses conhecimentos comecei uma nova etapa:  a de pedir ao Senhor que fosse o meu conselheiro, deixei de fazer os meus planos sozinha com antes e comecei a conversar com o Senhor sobre a minha próxima semana e como poderia planejar de uma forma que me desse uma produtividade boa, foi então que tive novas descobertas:


MARQUE UMA REUNIÃO COM DEUS NA SUA AGENDA



Você conversa com Deus em todos os lugares, no ônibus, fazendo almoço, cuidando das crianças, indo para o trabalho no trânsito, isso mesmo, estamos vivendo o tempo da graça não precisamos mas estar dentro de uma igreja para conversar com Deus, porém quando você deseja estratégia do Senhor terá que PARAR.

Deus conversa com você em qualquer lugar, mas quando o Senhor quer  lhe ensinar algo, quer lhe transmitir uma estratégia de vitória ele requer que você PARE.

Deus não passa estratégia para nós quando estamos em atividade, ou quando estamos ansiosas ou ainda quando já decidimos o que fazer e queremos apenas que ele dê o respaldo para as nossas decisões, afinal se não dê certo a gente têm alguém em quem colocar a culpa.

Não. Para Deus planejar com você é necessário que você PARE. Ele mesmo disse:

Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus. Salmos 46.10

Na verdade para Planejarmos com Deus precisamos parar tudo e reunirmos com ele.

Foi aí então que descobrir uma das estratégias que deu um BUM na minha vida! Eu precisava PARAR.


O DESAFIO É PARAR. PARAR TUDO!



Então descobrir a importância do dia do DESCANSO, um dia em que eu PARO tudo para estar em reunião com Deus.

Não estou falando que você deve guardar o sábado, não. Os homens já brigaram muito por causa disso, até crucificaram Jesus por ele não guardar o sábado, na verdade nós seres humanos nos apegamos as coisas sem importância, brigamos tanto pra saber qual dia da semana deveríamos guardar, uns falam o domingo outros o sábado e até hoje não se chegaram a um consenso, mazelas humanas.

Contudo eu quero me ater aqui ao princípio, isso mesmo princípio é a moral da história. Na verdade o mais importante é o princípio que Deus queria nos ensinar que é o seguinte.

De tempos em tempos precisamos PARAR tudo para nos reunimos com Ele.

Perceba que essa expressão “de  tempos em tempos” significa um  “ciclo de tempo” isso mesmo, um período de tempo determinado.

A palavra de Deus nos fala sobre ciclos de tempo:

Um ciclo de 40 dias que Deus usou com Moisés e Jesus – Ciclo de consagração para ministério;

Um ciclo de 40 anos no deserto – Ciclo para surgi uma nova geração;

Um ciclo de 7 anos para dá descanso a terra – Ciclo de renovação;

Um ciclo de  Doze meses para Esther ser apresentar ao rei – Ciclo de preparação para matrimônio –noivado.

Bom,  existem muitas porções de tempo nas quais Deus usa em nossas vidas para realizar algo, mas veja bem, quando Deus falava de produtividade, de realizar, isso lá em gênesis,  ele nos mostrou o ciclo usado.

E no sétimo dia tendo Deus terminado a sua obra (realização). Ele descansou. Genêsis 2.2

O Ciclo da produtividade é de 7 dias, agora você entende porque no mundo inteiro existem os finais de semana? É o fim de um ciclo de trabalho.


NÃO DEIXE AS COISAS ACUMULAREM




Entendo isso você pode perceber que para ter uma produtividade alta você deve fazer o máximo de esforço para que no final de 1 ciclo, mais ou menos 7 dias você deve PARAR para descansar em Deus.

Esse dia pode ser o sábado, o domingo ou qualquer outro dia da semana e não é aquele pensamento: nesse dia eu não vou trabalhar, não é isso o objetivo de Deus, mas sim: nesse dia eu vou entrar no descanso de Deus.

Muitas pessoas usam o fim do seu ciclo de trabalho para descansar, ter lazer e até mesmo fazer coisas que não teve tempo durante a sua semana de trabalho, não é esse o propósito de Deus, o Senhor quer  que você separe um dia para PARAR em sua presença, dia de reunião com Ele, dia de planejamento da próxima semana, avaliação da semana que passou  e também um dia de sua alma descansar em deus ou seja  renovar as baterias para o pique da próxima semanha, então se no seu sábado por exemplo, você usa para lazer, ir no salão ou qualquer outra coisa é importante que o seu dia de descanso seja outro dia.

Claro que um dia inteiro seria maravilhoso para você entrar no descanso de Deus, eu não sei você mas eu tenho tantas coisas para despachar com ele que as vezes um dia é pouco, porém se para você um dia é algo impossível de se separar para Deus você pode começar com uma tarde, ou uma manha de reuniões com Ele, isso já vai dá um UP na sua produtividade, vai até te motivar a separa um dia inteiro. Você entendeu a moral da história? o importante é que haja pelo ao menos metade de um dia para entrar no descanso de Deus.


MENOS É MAIS!



A nossa vida moderna tem nos acelerado mais e mais e isso muitas vezes é uma estratégia maligna para nos impedir de termos o nosso dia do DESCANSO.

Pois quanto mais aceleramos, mais trabalhamos, mais nos cansamos, mais nos desanimamos, mais tomamos decisões precipitadas que vão afetar nossas vidas e talvez seja por isso que se você observar as pessoas em geral parece como Jesus disse:

Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. Marcos 6.34

Será que você faz parte dessa multidão?

PARAR para ter um dia de descanso foi um grande desafio para mim que estava nos princípios humanos, quanto mais você corre mais você produz, pois o princípio de Deus é sempre na contra mão: quanto mais você DESCANSA em Deus, mais você produz.

Resumindo mulher de Deus o dia do Descanso vai levar você a planejar a sua próxima semana tornando-a muito mais produtiva. E aí vai aceitar o desafio?

No próximo post vamos falar sobre outra atitude importante para se fazer no dia do DESCANSO. Aguarde!


3 comentários:

  1. OI MINHA LINDA LI O QUE VC ESCREVEU E MEXEU MUITO COMIGO JA FUI MUITO ASSIM ATE NO MEU MINISTERIO COM AS COISAS DA MINHA IGREJA NO COMEÇO DO ANO O SENHOR ME DISSE .... PARE E EU NAO SABIA PORQUE PENSEI ATE QUE ESTAVA FAZENDO ALGO ERRADO . MEU PASTOR ME DISSE PARA PORQUE, E EU DISSE QUERO FAZER O QUE DEUS QUER QUE EU FAÇA QUERO OUVIR A DEUS AGORA E DESCANSEI NO SENHOR E PERGUNTEI O QUE QUERES QUE EU FAÇA AGORA .... SO UMA VOZ ME DIZ DESCANSA EM MIM JA ESTAVA ME ENTRESTESENDO NO MEU MINISTERIO TUDO ERA EU MAIS SENTIA UM VAZIO. AGORA VI ISSO VOU SEPARA UM DIA PRA DEUS E OUVI ELE MAIS OBRIGADO SHIRLEY AMO VC EM CRISTO JESUS

    ResponderExcluir
  2. Amei, irmã Shirley!
    É incrível como Deus faz as coisas na nossa vida. Comigo, Ele me mostrou através de direção do Espirito Santo sobre parar por um momento, mas não entendi ao pé da letra, resolvi separar a segunda-feira para me dedicar exclusivamente a Deus, pelo menos a parte da manhã, quando as crianças estão na escola. Qual foi a minha surpresa ao abrir o facebook e me deparar com esse lindo texto. Confesso que me emocionei, entendi então, o que Deus queria realmente de mim. Eu vivo essa mulher que vc relatou, cheia de compromissos, tentando dar conta de tudo, mas no fim, alguma coisa fica por fazer e eu termino a semana cansada e frustrada por não dar conta de tudo, me cobrando e pedindo ajuda a Deus. Creio que agora Ele me respondeu.
    Que Deus continue te dando discernimento e sabedoria para falar aos corações das mulheres com sede de Deus! E que Ele continue te abençoando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que bênção este post! Aqui Deus falou comigo. Vou me esforçar para colocar isto em prática.
    Deus abençoe minha amiga Lú Figueiredo que compartilhou este post no Face.

    ResponderExcluir



Topo