TROFÉU ESTRELA - ESPOSA DE PASTOR

em quarta-feira, 13 de março de 2013




Pastora Cleide Coutinho recebe o TROFÉU ESTRELA de ESPOSA DE PASTOR 2013 como uma mulher que é referência para todas as mulheres que desejam ocupar essa posição no Reino de Deus.

Pastora Cleide possui três filhos e um ministério de 30 anos ao lado de seu marido, somente à dois anos atrás recebeu a unção de pastora, contudo isso não a impediu de exercer o seu chamado durante os outros vinte e oito anos, conforme diz a palavra:

Tudo que vier a sua mão para fazer, faça como se estivesse fazendo para Deus e não para homens com desejos tolos de receber elogios, mas sim para o Senhor porque com ele está a sua recompensa.

Uma mulher admirável que brilha como uma estrela neste mundo escuro.



CARACTERÍSTICA DE UMA ESPOSA DE PASTOR DE EXCELÊNCIA


Eu a abençoarei e darei a você um filho, que nascerá dela. Sim, eu a abençoarei, e ela será mãe de nações; e haverá reis entre os seus descendentes.
Bíblia Sagrada - Gênesis 17.16 

Por muito tempo se pensava que ser esposa de pastor era uma função alegórica sendo muitas vezes desnecessária na igreja, ocupada por uma mulher apenas por ela se casar com um homem que é um sacerdote de Deus.

Contudo o Senhor jamais chama um homem casado individualmente para um ministério, pois Deus não vê um homem casado sozinho, sempre que Ele olha para este homem ele vê sua esposa com uma só carne com ele.

Assim também é no ministério, a esposa de pastor ocupa uma posição fundamental na vida de um pastor e de sua igreja.

Todo homem ou mulher casado que pensa que pode desenvolver um ministério independente de seu cônjuge acaba possuindo um ministério deficiente, se o seu cônjuge não sonhar junto, não pagar preço junto e não caminhar junto o resultado será escasso.
É por isso que o Senhor disse:

Andarão dois juntos se não estiverem em acordo?



Muitos ministérios não estão andando porque não há um entendimento entre o casal que foi chamado para uma missão no reino de Deus.

Seria impossível para o Senhor chamar somente Abraão e não Sara, houve um momento em que mesmo Sara e Abrão pensou que a chamada seria somente para Abrão, visto que Deus ainda não havia falado nada a respeito de Sara e também por causa de sua esterilidade.

Deus não falou porque o Senhor trabalha com visão de equipe, se Sara é uma só carne com Abrão, falar com Abrão que é o cabeça é o mesmo que falar com Sara que é uma só carne com ele.

Porém pelo fato de haver uma impossibilidade na vida de Sara para o ministério de ser uma grande nação Sara é pressionada a deixar Abrão seguir o chamado sozinho, neste momento Sara entrega sua escrava Agar para não impedir o ministério do marido.

Contudo a vida segue, Abrão tem um filho com Agar e pensa que sua chamada é individual é ai quando Deus fala com Abrão e deixa claro que sua esposa tem o chamado juntamente com ele e que o Senhor jamais chama um homem casado para realizar uma missão no reino de Deus sozinho:

Depois Deus disse a Abraão: — De hoje em diante não chame mais a sua mulher de Sarai, mas de Sara.

Eu a abençoarei e darei a você um filho, que nascerá dela. Sim, eu a abençoarei, e ela será mãe de nações; e haverá reis entre os seus descendentes.

Abraão se ajoelhou, encostou o rosto no chão e começou a rir ao pensar assim: “Por acaso um homem de cem anos pode ser pai? E será que Sara, com os seus noventa anos, poderá ter um filho?”

 Então Abraão disse a Deus o seguinte: — Quem dera que Ismael vivesse abençoado por ti!
 Mas Deus respondeu: — O que eu disse foi que Sara, a sua mulher, lhe dará um filho. E você o chamará de Isaque. Eu manterei a minha aliança com ele e com os seus descendentes, para sempre.

Também ouvi o seu pedido a respeito de Ismael; e eu o abençoarei e lhe darei muitos filhos e muitos descendentes. Ele será pai de doze príncipes, e eu farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação.

 Mas a minha aliança eu manterei com Isaque, o seu filho, que Sara dará à luz nesta mesma época, no ano que vem.

Bíblia Sagrada – Genêsis 17 – 16:21

Na verdade quando Deus surpreende Abrão falando que Sara é a escolhida para essa missão juntamente com ele, Abrão tenta se justificar falando da dificuldade de exercer o ministério lado a lado com sua esposa, porém Deus permanece em sua posição afirmando que o Chamado era com Sara.

Muitos pastores que olham para suas esposas como Abrão olhou destacando somente suas impossibilidades e acreditando que podem seguir o ministério sozinho começam a viver o mesmo processo que Abrão viveu agindo sem a orientação de Deus.

Além de existir muitos pastores que não aceitam suas mulheres como pastoras, há também muitas mulheres que não querem ocupar a posição de esposa de pastores mesmo sendo casadas com um sacerdote.

Nos dois casos há um atraso no avanço do projeto de Deus tanto para os chamados como para a igreja.

A ESPOSA DO PASTOR É UMA MOTIVADORA DE LÍDERES



Ser esposa de pastor não quer dizer ser a eterna líder de mulheres da igreja, pois o reino de Deus não é uma monarquia terrena, situação onde a “família real” sempre ocupa os cargos de destaque, não, na verdade a esposa de pastor exerce uma grande influencia nas mulheres da igreja, seja essa influencia negativa ou positiva

Contudo se ela eternizar o cargo de líder de mulheres par ela mesma vai impedir outras mulheres de desenvolverem o seu chamado na igreja, o ideal é que ela seja uma motivadora e direcionadora das líderes que se levantarão para ocupar essa posição.

Característica importante: CONVICÇÃO DO CHAMADO

A ESPOSA DO PASTOR É UMA CONSELHEIRA



O aconselhamento é uma posição indispensável para as mulheres que ocupam essa função, pois haverá muitas situações em que ela deve estar aconselhando ao lado do marido, como por exemplo, quando o direcionamento é feito a casais.

Para aconselhar uma mulher solteira também é prudente que o pastor entenda que essa mulher tenha a necessidade de desabafar coisas que somente outra mulher pode ouvir e até mesmo entender o que ela está passando, por isso a Esposa do Pastor de sucesso possui o atributo da descrição em seu caráter.

Característica importante: CAPACIDADE PARA OUVIR

A ESPOSA DO PASTOR É COMPANHEIRA DE VIAJEM


Acompanhar o pastor em viagens e congresso também é uma tarefa que a esposa de pastor dever fazer, muitos homens tem caído de sua posição de santidade justamente quando estão longe de sua e casa e sua igreja, até mesmo pelo cansaço da viajem acabam se tornando mais vulneráveis aos ataques do inimigo em suas áreas íntimas.

Além da solidão e da necessidade de se ter alguém de confiança em que possa partilhar seus anseios à esposa do seu lado vai preencher também suas necessidades afetivas.

No caso da mulher ter filhos pequenos é importante que o casal diminua o máximo possível suas viagens, pois assim como o marido não exerce o ministério pastoral sozinho a mulher também não exercer a criação de filhos sozinha, o ministério deve acelerar conforme os dois vão possuindo mais tempo para isto, o perigo do pastor viver viajando e desenvolvendo o ministério enquanto a esposa fica só em casa cuidando dos filhos é predominante na vida da maioria dos pastores que acabaram se divorciando.

Vencer o cansaço e a saudade de casa vale a pena para a mulher que sabe o quanto é importante estar atuante no ministério que Deus a chamou.

Característica importante: DESPRENDIMENTO

A ESPOSA DO PASTOR É O RADAR DA IGREJA



A mulher é o radar de sua casa, a esposa do pastor é o radar da igreja, estando o marido presente ou não ela deve ficar atenta a situação e pessoas que tentam se infiltrar buscando separação e divisão.

Muitas vezes o pastor está tão ocupado com as diversas tarefas que lhe é delegada que a mulher consegue avaliar mais profundamente situações corriqueiras, mas que podem causar grandes estragos no corpo da igreja.

Característica importante: OBSERVADORA

A ESPOSA DO PASTOR É UMA PASTORA



Na ausência de seu marido a Esposa do Pastor tem total autoridade para ministrar a palavra ou escolher aqueles que vão estar à frente dos trabalhos.

Ela deve estar apta também para representar seu esposo em programações da igreja,  comemorações, velórios, visitas e qualquer outra atividade que seu marido não possa estar presente.

Pedir ao Senhor capacidade de comunicação e de falar em público é importantíssimo para a mulher que deseja ser uma esposa de pastor segundo o coração de Deus.

Característica importante: CONHECIMENTO DA PALAVRA, COMUNICATIVA


A ESPOSA DO PASTOR É UMA ADMINISTRADORA DA CASA


A bíblia deixa bem claro que para o sucesso de um homem no ministério a sua família deve ser um sucesso também, seus filhos não podem envergonhá-lo e sua casa deve ser bem administrada.

Para que essas recomendações sejam reais na vida diária de um pastor ele precisa ter ao seu lado uma excelente administradora do lar e educadora, se ela falhar nessa missão todo o projeto ministério pode cair em total descrédito.

Característica importante: ORGANIZADORA

A ESPOSA DO PASTOR É UMA INCENTIVADORA


Quer conhecer uma Esposa de Pastor de sucesso, olhe para o seu marido. Se ele for um homem motivado e de grandes realizações pode ter certeza que ao seu lado existe uma mulher dinâmica e cheia de fé.

Ela precisa estar convicta de que Deus a colocou ao lado desse homem não para apontar suas falhas e defeitos, pois nenhuma outra pessoa vai conhecê-lo também quanto ela, mas para destacar seus pontos fortes e motivá-lo a vencer.

Nenhum homem na igreja será tão atacado seja pelo mundo espiritual como pelo joio que está entre os membros do que a figura do pastor, por isso a Esposa deve ser aquela que o defende e quem resguarda a sua integridade.

Se a própria esposa do pastor for à pessoa que denigre a imagem de seu marido diante de uma dificuldade familiar a credibilidade desse pastor será muito baixa diante da igreja e de toda a sociedade.
Ter uma conselheira na igreja para desabafar assuntos de foro íntimo é muito perigoso para a mulher que tem acesso a toda intimidade do pastor.

Característica importante: MOTIVADORA.

A ESPOSA DO PASTOR É UMA INTERCESSORA


Haverá dias em que o pastor estará tão atarefado ou muitas vezes surge tanta solicitação de sua pessoa que a oração pode ser comprometida, nesses momentos a Esposa do Pastor pode fazer perfeitamente sua cobertura espiritual.

Quanto mais à esposa do pastor orar mais ela terá equilíbrio interior e capacidade de realizar suas tarefas e mais sucesso terá o pastor e a igreja.

Característica importante: EQUILIBRIO INTERIOR

A ESPOSA DO PASTOR É UMA ADMIRADORA


O fator de o pastor ser um homem de Deus, um sacerdote não quer dizer que não tenha necessidade como qualquer outro homem, ele precisa de carinho, relacionamento intimo, romantismo e de sentir admirado.

A relação intima do casal é fundamental para aplacar a pressão que o Pastor sente ao longo dos dias, a mulher que negligencia as necessidades do seu marido pensando que pelo fato dele ser pastor ele está suprido de suas carências acaba vendo o seu casamento se desmoronar, muitas mulheres pensam que jamais serão traídas pelos seus maridos pastores como se eles fossem homens blindados contra as tentações, na verdade a esposa do pastor deve fazer tudo para que seu marido não fique vulnerável e carente.

Característica importante: SER CARINHOSA E PARCEIRA SEXUAL

A ESPOSA DO PASTOR É TREINADA



Toda mulher de Deus que tem uma grande missão no Reino de Deus passa por treinamento, no caso da Esposa do Pastor o seu treinamento começa ainda antes de conhecer o seu marido, situações difíceis, rejeição, dificuldade financeira, ataques a sua auto imagem e muitas outras situações que parecem se fracasso da vida nada mais é que Deus treinando a mulher para estar lado a lado de um dos seus príncipes.

Ainda depois de casada  a igreja, sua casa e os relacionamentos difíceis  não deixa de ser um treinamento intensivo que trará sempre um grande aprendizado para a mulher que deseja ocupar sua posição com excelência.

Característica importante: SER ENSINÁVEL.

2 comentários:

  1. Amei este artigo, que o Senhor possa continuar abençoando este ministério mais e mais em nome do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Dani
    Lindo. Amei. Realmente é isso.

    ResponderExcluir



Topo